sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Interação entre os Movimentos Sociais e a Universidade!


Venha debater sobre as possibilidades de interação entre os Movimentos Sociais e a Universidade!

Proposto e organizado pelo Programa de Extensão do Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV), o seminário tem por objetivo compreender os desafios e perspectivas da relação entre universidade e movimentos sociais do campo e da cidade.

Para travar esse diálogo, contamos com as presenças de:

Carla Menta Camargo: graduanda em bacharelado de ciências sociais, milita no Levante Popular da Juventude e faz parte da construção do EIV RS – Estágio Interdisciplinar de Vivência, onde já foi estagiária e da coordenação e atualmente é bolsista de extensão do projeto.

Denise Dourado Dora: advogada especializada em Direitos Humanos, professora universitária no Centro Universitário Ritter dos Reis, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), fundadora da ONG Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, organização feminista que tem por objetivo a democratização da justiça, e que criou o programa de Promotoras Legais Populares no Brasil, presidente do Conselho Administrativo da ActionAid e Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

Jacques Távora Alfonsin: procurador estadual aposentado, ex-professor universitário da Unisinos, advogado e assessor jurídico de movimentos populares e várias ONGs ligadas aos direitos humanos, fundador e coordenador da ONG Acesso – Cidadania e Direitos Humanos, integrante da Rede Nacional de Advogadas/os Populares (RENAP), publicou vários estudos sobre função social da propriedade e da posse, reforma agrária e solo urbano, assessoria jurídica popular e direitos humanos em revistas e livros especializados. É autor da obra “O Acesso à Terra como Conteúdo de Direitos Humanos Fundamentais à Alimentação e à Moradia”.

José Geraldo de Sousa Junior: doutor em “Direito, Estado e Constituição” pela Universidade de Brasília (UnB) e professor da Faculdade de Direito da UnB, desde 1985. É um dos autores e, atualmente, principal referencia no país da linha teórica O Direito Achado na Rua, membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil onde atua na defesa dos direitos humanos e da mediação de conflitos e foi Reitor da Universidade de Brasília no período de 2008 a 2012.

Lucas Pizzolatto Konzen (Mediador): professor adjunto de Sociologia do Direito da UFRGS, coordenador do Grupo de Pesquisa Direito e Sociedade (GPDS), assessor jurídico como discente e orientador-geral do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU) e docente responsável pelas disciplinas de Sociologia do Direito e Introdução às Ciências Sociais.

Fonte: https://www.facebook.com/events/1241977265828126/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics